UAB-UNB 2009

Câmera de alta velocidade capta milhares de quadros por segundo

Detalhamento da captação permite analisar movimentos jamais vistos
Bookmark e Compartilhe
Links desta matéria:

Hagadê

Você já viu essas imagens alguma vez na vida. Na indústria automobilística, os chamados “crash tests” são parte fundamental no processo de desenvolvimento de qualquer automóvel. O vagaroso movimento da imagem, captada por uma câmera especial, permite que os fabricantes entendam melhor como os materiais se comportam em caso de colisões, e em como o corpo humano é protegido pelos sistemas de segurança instalados ali. Algumas dessas câmeras chegam a captar até 1 milhão de quadros por segundo!

Parece estranho, mas essas câmeras que gravam movimentos lentos são chamadas, na verdade, de câmeras de alta velocidade. Isso porque, para se criar este efeito, ao invés de disparar 30 quadros em um único segundo, ela precisa disparar muito mais. Milhares, até milhões no mesmo espaço de tempo. Por causa do ambiente hostil em que são utilizadas, essas câmeras precisam ser bem robustas. E com o tempo, a robustez começou a ser associada, também, à qualidade da imagem armazenada. Uma das mais modernas câmeras em alta velocidade para testes industriais é esta aqui, que já é capaz de registrar vídeos em HD. Além de guardar as informações em uma memória interna, ela resiste a impactos de até 100 vezes a gravidade do planeta.

“Quando começou a aumentar a resolução, o que nós fizemos? Nós pegamos as topo de linha das câmeras industriais e fizemos uma adaptação para pode usar as lentes de cinema e aí conseguimos fazer imagens de grande qualidade aproveitando o máximo da resolução dessa câmera”, explica o sócio-diretor da Hagadê, Hugo Kovensky.

Percebendo essa demanda do mercado publicitário e cinematográfico, uma empresa americana decidiu inovar. Há cerca de um ano, criou esta outra câmera aqui, que foi feita sob medida para o mercado de entretenimento. Ela registra até 1100 quadros por segundo, mas são quadros comparáveis à qualidade de cinema. No mundo inteiro, só existem cerca de 100 máquinas iguais a esta. Uma delas está aqui, em São Paulo.

Essa câmera, a Phantom HD, a 4 segundos de imagem ela gera 20 GB, então é por isso que nós precisamos de tanto espaço durante uma gravação, uma sequência de um comercial, é normal no final nós termos 600 GB, 700 GB de arquivos raw, que são os arquivos gerados pela câmera, esclarece o sócio-diretor da Hagadê, Fernando Huszar.

São 6 HDs de 1 tera cada, trabalhando em raid. Só assim, imagens tão pesadas conseguem ser manejadas com segurança e rapidez.

“Nós temos visualização em tempo real tanto dos arquivos digitais quanto da imagem de vídeo, que a câmera também gera. Nós temos visualização e nós temos muita precisão nessa visualização, isso é uma coisa muito importante principalmente para cinema e Tv, onde uma pré-visualização do que vai acontecer no final é muito importante”, diz Huszar.

As câmeras de alta velocidade estão abrindo um novo território de pesquisas. Movimentos jamais vistos pelo ser humano passam, agora, a ser compreendidos de outra forma. Para saber mais sobre imagens em alta definição e alta velocidade, acesse os links acima.

0 comentários:

Postar um comentário